24 abril 2014

Caixa 3 Andares Sextavada

Meninas encontrei este passo a passo no Blog http://maruziaensina.blogspot.com.br/2012/05/ola-meninas-tudo-bem-com-voces-espero.html . Visitem o blog tem várias dicas legais.
As caixas feitas com cartonagem, não têm um molde específico. Trabalhamos com medidas as quais devem ser exatas para  melhor acabamento da peça. Este modelo tem um molde que foi traçado a partir de um círculo dividido em 6 partes, portanto formando um hexágono e a partir daí, vamos desenhando a parte da base da caixa.Vejamos o molde abaixo:

Neste molde, temos cada lateral do hexágono com 6cm de altura e essas abas que sobem com 3 cm. Iremos fazer 3 bases dessas que serão  as três caixinhas internas.

Neste outro molde, temos um retângulo de 10,5cm por 6cm e outro de 10,5cm por 2cm. Vamos cortar 6 retângulos maiores e apenas 1 do menor. Você vai riscar essas peças bem como a anterior, no papelão cinza de 1,8mm e o corte será feito com estilete e a ajuda de uma régua de aço, para que o corte saia perfeito. Não há necessidade de força, mas muita paciência, pois você deverá passar o estilete  várias vezes no mesmo lugar e com umas três vezes ele já solta. Uma dica, é quando você passar o estilete a primeira vez, a linha fica marcada e você pode retirar a régua, para evitar acidente.

Materiais que vamos utilizar:
Cola Cascorez rótulo azul extra (de preferência)
Régua de alumínio
Tesoura bem amolada
Espátula
Rolinho de espua
Pincel
Fita adesiva
Estilete circular (opcional)
Estilete
Tecidos 100% algodão, um para a parte  interna e outro para a externa
Papelão cinza com a espessura de 1,8mm
Papel cartão branco.
Com o material pronto, vamos iniciar o trabalho.

Vamos começar com as caixinha internas. Vamos lembrar que todo o trabalho de cartonagem é feito de dentro pra fora. Começamos a forrar a caixa, por dentro. Antes de colarmos o tecido, fazemos vincos com o estilete, tendo o cuidado para não passar para o outro lado, do vértice de um "V" ao outro. Mais adiante veremos  como isso funciona. Então, depois passamos cola em toda a extensão do papelão e tiramos o excesso com o rolinho para evitar manchar o tecido.
Colocamos então o molde sobre o tecido, sempre assim,  cortamos ao redor (isso pode ser feito antes de colarmos o papelão. Todos os tecidos podem ser cortados antes, lembrando sempre que temos de deixar essa margem ao redor da peça)   deixando aproximadamente 1,5cm  e viramos a peça deixando o lado do tecido  pra cima. Então alisamos o tecido primeiro com a mão e depois com a espátula para eliminar qualquer bolha.
OBS: A diferença de cores no forro da caixa é porque parte do pap estava feito quando fiz uma caixinha desta em preto e branco. Esta com laranja, terminei hoje, por isso está diferente)
Cortamos então com estilete o excesso te tecido que ficou entre os "V"
Aqui dá pra ver os vincos dos quais falei anteriormente, bem como o excesso de tecido que ficou,dobrados e colados no papelão. O tecido deve ser colado do lado oposto ao lado que foi vincado, certo?
O próximo passo, nós vamos levantar essas abinhas, passar cola  nas arestas, juntar e segurar com fita adesiva, tanto quanto for necessário. Repetir em todas as partes.
Elas vão ficar assim.

Repetir o processo em todas as caixinhas, bem como na tampa, cuja diferença são é apenas na medida do  hexágono que tem 7cm. A altura é a mesma das demais caixinhas.Temos então o interior das peças forradas e com um bom acabamento.
Viramos a caixinha, passamos cola com o pincel, tiramos o excesso com o rolinho...
Colocamos sobre o tecido, cortamos o excesso lembrando de deixar no mínimo 1,5 sobrando para acabamento.
Vai ficar assim. Colamos então nas laterais  essa sobra de tecido, tomando cuidado para dar um bom acabamento nos cantos. Esqueci de fotografar esse passos, mas vocês amigas, sabem tudo, quando falamos em  qualidade de trabalho.

Vai ficar assim. Este é o fundo de nossas caixinhas internas. Agora vamos para o acabamento das laterais.
Vamos cortar duas tiras no papel cartão, que dê para arrodear toda a peça. É um pouco mais de 16cm, mas prefiro medir assim, para evitar que falte ou sobre alguns milímetros o que deixa o acabamento meio feio. Depois colamos essa tira sobre o tecido, fazemos o acabamento em uma das extremidades e dobramos o restante dos dois lados do comprimento. Deixamos passar um pouco de tecido na outra extremidade. Veja bem na foto.
Nosso acabamento vai ficar assim.
Passamos cola em uma das laterais, aqui não vamos precisar tirar o excesso, pois vamos colar papel com papel, ok?
Começamos colando na face anterior, aquele pedacinho de tecido que deixamos sobrando lá na ponta da tirinha, lembram? e seguimos colando o restante e sempre ajudando essa colagem com a fita crepe que desempenha um papel muito importante na cartonagem. Continuamos assim, até colarmos todo o acabamento. Nossa caixinha vai ficar um show!
Agora vamos trabalhar a parte de fora.
Vamos pegar nossos pedaços de papelão, cortados com 10,5cm por 6cm, colar num pedaço de papel sulfite com a mesma altura do papelão. Medimos então  meio centímetro e marcamos no papel sulfite, fazemos uma marcação.
E assim  vamos colando todas as peças e no final a de 2cm por 10,5cm.
Nosso trabalho vai ficar assim. Vamos cortar o excesso de sulfite do lado direito e continuar com o trabalho
Vamos então começar a colar o tecido, prestando bem atenção, porque temos que colar bem coladinho, entre uma plaquinha e a outra, onde formou este batentinho o que deve ser feito com a ajuda da espátula.
Não esquecer de tirar o excesso de cola com o rolinho, para não prejudicar o trabalho.
A espátula é de suma importância para alisar o tecido e não deixar bolhas.
Veja como vamos trabalhar  entre uma pecinha e a outra. Colocando a espátula dentro  e alisando para colar bem. Essa parte do trabalho deve ser feita, plaquinha por plaquinha. Você não pode colar tudo de uma vez, tá? Depois viramos o trabalho, colamos o excesso de tecido no papelão...
E vamos ter nossa capa assim.
Agora vamos fazer o acabamento desta capinha. Cortamos no papel cartão uma tira um pouco menor que o tamanho da capa, cobri neste caso com tecido preto, mas na caixinha que fiz hoje esta parte está com tecido laranja, pois passarei a trabalhar com ela a partir de agora.A maneira de fazer ou seja de forrar este acabamento é a mesma como já fizemos com outras peças.
Colamos então o acabamento na capa da caixa. Vejam como fica.
Agora vamos montar a nossa caixa.
Agora vamos pra fase final. Você lembra que a altura dessa capinha é de 10,5cm e que a altura das caixinha é de 3cm. Então como são 3, temos apenas 0,5cm para dividirmos entre as caixinhas, né? Então colamos a primeira na segunda e terceira plaquinha. Cole bem e vá reforçando co a fita crepe. A segunda caixinha, você vai colar na quarta plaquinha a uma distância de aproximadamente 0,25mm e só cola um lado. A terceira caixinha, vai colar também na mesma distância, só que na quinta e sexta plaquinhas. Vai sobrar uma aba de 2 cm, lembra dela?
Vamos ter este trabalho aqui. Vejam como uso a fita crepe, como coadjuvante na colagem da peça.
Vejam aqui a caixinha em pé.


Aqui é nossa caixa, fechada. A  tampa é feita da mesma maneira que as caixinhas internas. Só que nas seguintes medidas: Hexágono de 7cm e as laterais com 3cm.

A  tampa foi finalizada com um laço duplo de fita de cetim laranja com bolinhas brancas e uma borboleta feita com meia de seda.Gente espero que vocês possam aproveitar alguma coisa. Fiz o possivel  para me fazer entender. Qualquer dúvida, estou ao inteiro dispor para tirá-la. Beijos.

3 comentários:

  1. não consigo ver as caixas como vou aprender

    ResponderExcluir
  2. boa noite, estou tendo certa dificuldade em fazer a parte de fora da peça e a colagem final. vc pode me ajudar ? porque está sem fotos ? obrigada. Meu nome é adriana. meu e-mail adriana_dricka@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este PAP como informo lá em cima no inicio do post não é meu, o blog de onde retirei as imagens as perdeu e por consequencia o meu também, infelizmente não tenho como ajuda-las com essa peça. Bjus Ahhhh eu não consigo enviar nada por email o que diponibilizo é o que esta aqui!!!

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário. Se estiver com dificuldade em algum tipo de molde me peça farei de tudo para ajudar.Beijos Dan