10 abril 2014

Casinha Porta Treco Artesanato



Uma casinha toda delicada e enfeitada para guardar seus pequenos tesouros…
Daniella Abdo, a artesã que apresenta a Técnica da Semana hoje em nosso blog, desenvolveu essa peça especialmente para uma garotinha guardar suas coisas, bijuteriais, pequenos objetos, seus mimos.
Ela é especialista em cartonagem, e a partir de hoje estará conosco aqui no Clube de Artesanato, trazendo muitas idéias bacanas como essa. Abaixo vocês encontrarão mais informações sobre a artesã e seus contatos.

Hoje, ela compartilha conosco o passo a passo dessa peça em cartonagem, que todos adoram fazer, uma linda casinha com a abertura no telhado.
Quer fazer a sua também? Então siga o passo a passo abaixo:
Materiais:
Papelão Holler com 4 mm de espessura
Papel cartão
Retalhos de tecido de algodão estampados (popeline)
Fitas Progresso estampadas ref. SS017-001 cor 002 e GTR003-022 cor 001
Cola branca
Pincel e rolinho de espuma
Fita crepe
Linha de costura grossa
Lápis, estilete, tesoura, régua, “fio de cabelo”
Base de corte
Botões decorados
Modo de Fazer:
Corte no papelão Holler o perfil da casinha seguindo a foto acima, desenhando os quadrados com 14 x 14 cm e os triângulos que formam o telhado com 10 x 14 cm. Forre esse perfil da casinha com um dos tecidos estampados (o escolhido nesse modelo foi o rosa de poás brancos), cortado com 1,5 cm a mais em cada lado, e faça o acabamento virando o tecido para o lado de dentro e colando.




Utilizando o “fio de cabelo”, que é um instrumento de cartonagem feito para cortar os cantos dos papéis e tecidos (veja a foto acima), recorte o tecido e faça o acabamento colando-o, sempre na parte de dentro da estrutura.
Recorte e forre um quadrado de cartão com 14 x 14 cm também, como na foto acima.

Passe cola nas laterais da casinha, junte as partes e fixe-as com a fita crepe, como na foto abaixo. Fixe também o fundo da casinha, que é o quadrado com 14 x 14 cm recortado e forrado. Deixe a parte forrada com o tecido de bolinhas para dentro da casinha (é o acabamento interno).

Posicione a casinha sobre o outro tecido estampado (no modelo, com florzinhas) e recorte, sempre deixando uma margem de 1,5 cm, como na foto abaixo.


Cole o tecido recortado no fundo da casinha, passando cola branca com o pincel. Esse tecido irá forrar a parte externa da base da casinha, como aparece na foto abaixo.

Após a colagem, aguarde a secagem e prepare as partes de papelão forradas com tecido para fazer o acabamento externo da casinha.

Recorte no papel cartão o perfil da casinha e do fundo, e forre-os com os tecidos, com foi feito anteriormente.
Cole os acabamentos na lateral da casinha e novamente prenda com a fita crepe para fixar bem, veja a foto abaixo.

Enquanto a estrutura da casinha seca (o ideal é deixar de um dia para outro com a fita crepe), prepare a estrutura do telhado. Para fazê-lo você deve recortar dois pedaços de 14 x 16�cm no cartão, e colar ambos com um pedaço de papel sulfite, deixando um espaço de 0,5�cm entre eles (veja a foto abaixo).

Essa estrutura do telhado deverá ser forrada com outro tecido estampado, que também deverá ser recortado com a margem de 1,5 cm para fazer o acabamento interno (veja foto abaixo).

Antes de fazer o acabamento da parte de dentro do telhado, fixe a fita estampada da ref. SS017-011, recortando tiras da fita e prendendo-as no lado de dentro do telhado com a fita crepe.

Depois forre um pedaço de cartão com 12 x 14 cm com o tecido e cole-o na parte de dentro do telhado, sobre a aplicação das fitas (veja a foto abaixo).

Novamente prenda tudo com fita crepe e deixe secar bem, de preferência de um dia para o outro.
Com tudo já bem seco, retire os pedaços de fita crepe usados para fixar as partes e monte o telhado na casinha.
Para fixar o telhado, aplique a cola quente nas laterais de um dos lados da casinha, posicione o telhado, que também é a tampa e fixe bem (veja a foto abaixo).

Ainda com a cola quente, fixe a Fita Progresso da ref. GTR-003 na lateral da casinha e depois utilize-a também para fixar os botões, decorando-a como desejar. Observe as fotos abaixo:
Faça outras casinhas variando as estampas e cores de tecido, fitas e botões, como nas foto abaixo:





Perfil da Artista:
Daniella Abdo tem 33 anos, é formada em Administração de Empresas e também Comissária de Bordo.
Nascida em uma família de artistas e artesãos, o artesanato faz parte de sua vida desde muito pequena, quando começou aventurando-se nas técnicas de pintura e bordado.
Trabalha com artesanato profissionalmente desde 2004, dando aulas e produzindo editorais para revistas nas técnicas de pintura em madeira, pintura em tecido, cartonagem, feltro e muito mais.
Contatos:
Daniella Abdo

2 comentários:

  1. Oi querida tudo bem. Adorei seu blog. Já fiz muitas coisinhas te acompanhando, obrigada pela sua generosidade. Amei esta casinha quando vi na internet,procurei as medidas e não achei. Então quando vi aqui no seu blog, fiquei feliz, mas as fotos não estão aparecendo. Porque? Você poderia colocá-las novamente? Te agradeço.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muy bonita gracias por el tutorial

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário. Se estiver com dificuldade em algum tipo de molde me peça farei de tudo para ajudar.Beijos Dan