27 abril 2014

Passo a Passo e Medidas Caixinha de Cartonagem



Para se trabalhar com cartonagem, pra mim existem apenas duas dificuldades: a primeira seria cortar o papelão e a segunda marcar as peças na medida exata. Existem pessoas que conseguem estas façanhas com muita facilidade.
Nós vamos precisar de papelão cinza, estilete bem afiado, tesoura também bastante amolada, cortador circular(opcional), tecido de puro algodão, cola cascorez rótulo azul, pincel para passar a cola, rolinho de espuma para tirar o excesso de cola, para não manchar o tecido e fita crepe.
Esta caixa, tem 15,5 X 15,5cm e nós vamos cortar as seguintes peças:
1 placa de 15,5 X 15,5, para a base da caixa
1 placa de 16,5 X 16,5 para a tampa da caixa
2 placas de 15,5 X 8 para as laterais da base
2 placas de 16 X 8 para os outros dois lados das laterais da base
2 placas de 16,5 X 4 para as laterais da tampa
2 placas de 17 X 4 para os outros dois lados das laterais da tampa
Observem que existem laterais com medidas diferentes, no caso 0,5 cm. Isto deve-se a espessura do papelão, pois nós vamos trabalhar, sempre com lados opostos, começando sempre e sempre com as laterais menores.
Esta é a caixa que fiz e que vou tentar passar pra vocês.


Aqui estão as placas, cortadas no papelão cinza de dois milímetros e meio .2,5mm. Para corta-las não há necessidade de colocar força. É suficiente passar várias vezes o estilete e ele corta normalmente. Procure ao cortar, usar uma régua de metal.

Após cortados, vamos passar cola nas peças uma de cada vez, tirar o excesso com o rolinho de espuma, e colocar sempre o papelão sobre o tecido, virar e passar a mão para deixar bem liso o tecido sobre o papelão.

Após colar, corte os quatro lados, rentes ao papelão. Isto pode ser feito com a tesoura circular ou a tesoura comum, desde que bem afiada, para não mastigar o tecido.

Nas peças menores, que vão compor as laterais, você corta apenas três lados e deixa ,um como mostra a foto.

Em seguida você vira, a parte que ficou sem colar.

Vamos fazer isto nas quatro laterais.

Agora vamos começar a montar a caixa. Observem que estamos trabalhando de dentro pra fora e aqui você vai passar a cola na espessura da base da caixa, com cuidado para não manchar o tecido. Cola a lateral menor e fixa com fita crepe.

Vai fazer o mesmo na lateral oposta . Todo o trabalho de cartonagem é feito assim, sempre começando do lado menor e trabalhando os lados opostos.

Agora vamos colocar a terceira lateral da mesma maneira, passando cuidadosamente a cola e prendendo com fita crepe.

Colocamos a quarta lateral e vemos que a base de nossa caixa está pronta e perfeita.

Agora vamos trabalhar o lado externo de nossa caixa, com o tecido que escolhemos para trabalhar. Então vamos pegar o papel cartão e cortar quatro laterais com a medida da lateral maior da base da caixa, ou seja de 16 X 8 cm

Vamos agora cortar o tecido e trabalhar da mesma maneira, passando a cola com o pincel, tirando o excesso com o rolinho e colando o papel cartão sobre o tecido, alisando bem com a mão para não criar bolhas ou preguinhas.

Vamos virar o tecido dos dois lados maiores em duas laterais.

Nas outras duas, vamos cortar os cantos em diagonal deixando mais ou menos meio centímetro tendo o cuidado para não encostar no papelão.

E vira os quatro lados. 

Vamos passar cola no fundo da caixa, retirar o excesso e colar sobre o tecido, alisar com a mão para não ficar com preguinhas.

Vamos ainda cortar em diagonal as pontas do tecido.

Vamos colar duas partes opostas

E depois as outras duas

Agora vamos colar aquelas laterais que nós forramos e deixamos dois lados sem virar

Acerta o papel cartão para ficar certinho com lateral e vira o restante para os lados adjacentes. Fazer também no lado oposto.

Depois, vamos fazer o acabamento com as duas partes laterais que dobramos os quatro lados, colando cuidadosamente nos lados que estão faltando. Gente não esquecer que temos que prestar atenção na colagem para que fique tudo perfeito. Podemos usar a fita crepe como apoio, pois a mesma não mancha e é retirada com facilidade.



Divisórias neste caso são duas de 15,5 X 7 cm e 4 de 7,5 X 7cm. Vocês vão colar os dois pedaços como vimos anteriormente para que as divisórias fiquem mais resistentes e então ficaremos com 3 peças, entenderam?

Vamos cortar o tecido, para forrar os dois lados das peças e cortar o excesso bem rente ao papelão.  

Agora é só passar cola e colar dentro da caixa. Cuidado para não ficar torto. Gente, a tampa será feita da mesma maneira que foi feita a base. A técnica é a mesma e tudo começa de dentro pra fora. Tentem que vão conseguir e quando entenderem o espírito da coisa, vão fazer qualquer tipo de caixa.

A decoração vai por conta de cada uma. Boa Sorte e Beijos



2 comentários:

  1. Olá, s fotos não estão aparecendo aqui pra mim, houve algum problema?

    ResponderExcluir
  2. Sim houve um problema e infelizmente não consigo recuperar as fotos!

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário. Se estiver com dificuldade em algum tipo de molde me peça farei de tudo para ajudar.Beijos Dan