22 março 2015

Como criar medidas de cartonagem, porta bloquinho de notas

Bom dia Meninas!!!

Hoje quero ensinar para vocês minha técnica para criar medidas de cartonagem, eu não sei se é a forma correta de fazer, pois como nunca fiz curso fui desenvolvendo sozinha, mas da certo e isso é o que importa.
Vamos começar por um porta bloquinho de notas, bem simples rs pra todo mundo entender.





O Bloquinho que comprei  tem 8,5 cm de comprimento x 8 cm de largura x 3,5 cm de altura. É a partir dele e destas medidas que vamos criar as medidas para nosso porta bloquinho de notas.

Começo sempre pela base.
Pensando que vamos encapar com tecido, temos que colocar no calculo a espessura cola mais tecido no momento de fazer a medida, eu costuma deixar 2 a 2,5 milimetros para cada lado.

Então nossa BASE vai ficar com:
8,5cm +0,25cm+0,25 cm = 9 cm comprimento x 8,5 cm de largura = 8cm+0,25 cm +0,25 cm

Pronto já definimos a medida de nossa base e é a partir dela que faremos as laterais, sempre para uma caixa teremos as laterais maiores e as laterais menores.

Faremos primeiro as menores, que terão a largura da base x pela altura.

A largura da minha base é 8,5 cm e a altura do meu bloquinho 3,5 cm, para a altura tenho que acrescentar no calculo a espessura do roller, no meu caso o roller que estou usando tem 0,28 cm (considero 0,3 cm) + 0,2 cm do tecido + cola
Portando a altura será  3,5 cm altura bloco + 0,3cm espessura roller + 0,2 cm tecido + cola = 4cm de altura

Portanto a LATERAL MENOR terá as medidas:

8,5 cm de largura x 4 cm de altura

Agora as laterais maiores, que será a medida do comprimento da base + a medida da espessura do roller para cada lado.

O comprimento da base é 9cm + 0,3 cm +0,3 cm (espessura do roller), como a altura já definimos nossa LATERAL MAIOR terá as medidas:

9,6 cm de comprimento x 4 cm de altura

Na frente do Porta bloquinho faremos um furo que será o local de colocar o dedo para retirar as folhas, não existe uma medida padrão e vai depender muito do tamanho do bloquinho que esta fazendo. Para o meu vou deixar 5 cm x 2 cm de altura.

Este buraquinho terá que ficar no centro então 9 cm do comprimento da lateral maior – 5 cm do buraco = 4 cm

Deixaremos 2 cm em cada lateral e 2 cm de altura.

Caso queira deixar esse buraquinho ainda mais charmoso na parte de baixo após medirmos os 2 cm de altura podemos fazer com 2,5 cm em cada lateral para o buraquinho começar maior e terminar menor.

Pronto nossas medidas estão prontas, agora mãos a obra.

Primeiro encaparemos a parte interna, passaremos a colo com rolinho de espuma em uma peça, colaremos no tecido, com as mãos ou espátula do centro para as pontas alise o tecido.



Repita para todas as peças.

Existe 2 formas de fazer o acabamento para a parte interna a mais fácil e a mais bonita rs. No fundo mesmo as x não dá pra perceber a diferença, e quando você tiver muitas peças pra fazer a economia de tempo é grande.


A mais fácil é cortar com estilete o tecido das partes que farão junção uma com a outra, deixando apenas tecido na parte de cima que vai precisar de acabamento.

A mais bonita é deixar tecido nos quatro lados e fazer o acabamento certinho. Eu uso as duas formas depende da quantidade de peças, do tamanho da peça, do custo dela rs

Após encapar a parte interna faremos a junção das peças, sempre colaremos primeiro a lateral menor e depois a maior.

Passe cola na lateral da base coloque a lateral menor com o acabamento voltado para cima e passe a fita crepe, repita com a outra lateral menor.

Agora você ira passar cola no comprimento da base e em um dos lados da laterais menores, fixe com fita crepe a base e também as laterais, repita o mesmo com a outra lateral maior.







Caixinha pronta precisamos criar as medidas para o papel cartão, que utilizaremos para encapar a parte externa. Poderíamos ter feito antes apenas calculando, mas eu acho mais fácil medir a peça pronta e fazer.

Nossa peça pronta terá  9,1 cm de largura x 9,6 cm comprimento, lateral menor 9,1cm x 3,8 cm lateral maior 9,6 cm x 3,8 cm.

Risque e corte no papel cartão.






 Encape com tecido.




Cole primeiro as laterais menores, faça o acabamento somente na parte de cima e o tecido restante cole na parte de baixo e nas duas laterais


Repita para a outra lateral menor. 

Na lateral maior faça o acabamento em cima e nas duas laterais deixando o tecido apenas em baixo.

A parte de baixo você fara o acabamento em todas as 4 partes.




Prontinho porta bloquinho de notas feito .... espero que eu tenha sido clara, e que todo mundo tenha entendido ... de qualquer forma postem alguma duvida que surgir.

Beijos






Um comentário:

Fico feliz com seu comentário. Se estiver com dificuldade em algum tipo de molde me peça farei de tudo para ajudar.Beijos Dan